50 cafezinhos

Este é o nosso Papo no Cafezinho número 50. Até aqui foram muitas conversas acerca da nossa bebida preferida, a do dia-a-dia, aquela você pode desgustar nos momentos de prazer, de relaxamento ou até mesmo para ajudar no trabalho – pra combater aquele sono das 14h, no meu caso.

Quando assumi o compromisso para escrever crônicas nesse espaço, com a Fernanda Haddad, a nossa editora, fiz uma lista particular de histórias vivenciadas acerca do café, vendo ali uma garantia de que não me faltaria assunto por algum tempo.

Acontece que nesses 3 anos(!) de parceria com o @umcafezinho não precisei lançar mão do meu acervo. Sabe por quê? A explicação está lá na primeira coluna publicada. Encontrei enquanto relia todas as crônicas, neste período de isolamento social. Lá eu disse que falaria do quotidiano.

Leia também

E é justamente o dia-a-dia que completa todos os caracteres necessários para contar um causo, como se diz aqui no sul: Foi olhando para a mesa da cafeteria de uma livraria, que avistei pela primeira vez a morena de óculos que viria a constituir uma família comigo, depois de uma conversa fiada, ela – a Ingrid – pediu mais um café. Pensei: “Estamos indo bem!”.

Só depois fui descobrir que ela era viciada em café. Pedir mais uma bebida era só uma necessidade dela. Nada tinha a ver com o meu papo furado, e naquela época eu nem tinha um currículo com 50 papos no cafezinho.

Acho que essa pequena história, ainda não tinha contado por aqui. Só escrevo porque tenho convicção de que em algum lugar essa história vai bater, vai arrancar algum sorriso, trazer alguma reflexão, motivar alguém a replicar o acontecido puxando conversa com outrem.

Agradeço a Fernanda pela oportunidade de compartilhamento, a Ingrid que sugeriu que eu me inscrevesse a vaga no site e aos leitores pela companhia em algum desses nossos 50 cafezinhos. Um café é bom. Mas um café acompanhado é bem mais gostoso.

Marcelo Lamas é cronista. Autor de Papo no cafezinho, livro a ser lançado, entre outros.
@marcelolamasbr
marcelolamasbr@gmail.com

Photo by Nathan Dumlao on Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *