Como fazer café coado no Hario V60

Tá na hora do café! A verdade é que, para quem ama um cafezinho mesmo, toda hora é hora. Um dos métodos de preparo da bebida é o filtrado no Hario V60, um coador desenvolvido no Japão. Ele se parece com aquele coado tradicional, mas tem algumas características que diferem, inclusive, o sabor do cafezinho. Quer entender direitinho e saber como fazer café coado no Hario V60 em casa sem errar? Olha só:

Hario V60 versus coador tradicional

Uma das diferenças desse método em relação ao do coado tradicional é a estrutura interna do coador, que tem espirais. Isso faz com que a água, ao ser despejada ali, siga o fluxo dessas espirais passando pelo pó de café mais rapidamente, sem obstáculos, também por causa do tipo de filtro de papel. Ele, por sua vez, tem o formato de um cone, sem aquela base reta do método coado tradicional.

O mercado oferece Hario V60 em diversos materiais e tamanhos: tem de vidro, de cerâmica, de acrílico e de porcelana, como essa que você vai ver no vídeo. Alguns materiais são capazes de reter mais o calor do que outros. Esse é um ponto que também interfere no resultado, mas depende do gosto de cada um, não tem certo e errado nesse caso. A abertura do Hario V60, por onde o café passa ao ser coado, é maior do que aquele coador tradicional. Isso também influi no resultado do sabor, já que reduz o tempo de contato da água com o pó.

Você vai gostar de ler:

Passo a passo de como fazer café coado no Hario

Veja as recomendações do barista Ricardo, da Suplicy Cafés Especiais, para fazer um bom cafezinho filtrado usando o Hario V60 em casa.

  1. Para cada 10 gramas de café, use 100 ml de água;
  2. Escalde o filtro com água quente;
  3. Em seguida, coloque o pó de café;
  4. Pré-infusão: coloque um pouco de água de forma que umedeça todo o pó de café;
  5. Despeje o restante da água fazendo movimentos circulares e aguarde uns minutinhos até que a água termine de passar pelo filtro. Voilà.

Dica importante: não deixe que a água chegue no ponto de fervura. Aí você queima o café e a bebida não fica tão boa quanto poderia.

É recomendado usar a moagem média do grão que você preferir. O resultado é uma bebida saborosa e limpa, sem aqueles resíduos de café no fundo da xícara, sabe?

Gostou de saber como fazer café coado no Hario V60? Você gosta desse método de preparo? Conte nos comentários e compartilhe com os amigos nas redes sociais, usando a hashtag #UmCafezinhoPeloMundo. 

Foto: Pixabay

Compartilhe com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *