Café envelhecido: conheça a novidade da Nespresso (Edição Limitada)

Café envelhecido. Essa é a novidade encapsulada da Nespresso no mercado brasileiro, com sua mais recente Edição Limitada: a Selection Vintage 2014. O que você encontra nas lojas é o cafezinho resultante de um processo de 3 anos, em condições controladas de ambiente e de temperatura.

Café envelhecido: como funciona?

O que acontece é mais ou menos o mesmo que é feito com queijos, cachaça, vinho e whisky, por exemplo. Os especialistas da marca escolheram um armazém na Colômbia, próximo do Equador, para realizar o trabalho.

Com uma altitude de aproximadamente 3.700 metros, o ar torna-se mais frio e a pressão atmosférica é baixa e, por isso, há menos oxigênio e a umidade do ar é cristalizada ao invés de ser absorvida, gerando uma atmosfera especifica para o envelhecimento dos grãos 100% Arábica.

“Qualquer alteração nas condições de umidade, temperatura, tempo, pressão atmosférica, luz e oxigênio afetaria o sabor final. Este processo cuidadosamente adaptado resultou em um excelente café com um perfil de sabor muito distinto”, explica Karsten Ranitzsch, gerente de café da Nespresso.

Os grãos foram armazenados ainda verdes e sofreram mudança de densidade, coloração e composição química. A acidez potencial é diminuída, o que garante um café mais complexo e redondo. Com o passar do tempo, o café envelhecido adquire novas dimensões sensoriais proporcionando experiências excepcionais para os amantes daquele cafezinho.

O resultado é um espresso de intensidade 7, com corpo aveludado e notas de madeira e frutas maduras. O ideal é que ele seja preparado em 40 ml. Já vai completar 2 semanas que ele está disponível nas lojas. Ou seja, temos ainda 8 semanas para provar, segundo a previsão da Nespresso.

Harmonizações: o café envelhecido combina com quê?

Uma das opções sugeridas pelos especialistas da marca é o queijo Pecorino. O tradicional queijo italiano feito de leite de ovelha, em diferentes graus de maturação, potencializa as notas do café. Os queijos mais frescos trazem acidez e leveza, enquanto os mais maturados adicionam corpo e doçura.

Outra ideia é saborear o cafezinho com um bolo de frutas integral com destilado. O doce equilibrado do bolo integral com o toque fresco das frutas completa perfeitamente o café. Com o toque de destilado (cachaça, whiskey ou rum) um toque licoroso é revelado, trazendo notas amadeiradas.

Cada cápsula sai por R$ 3 (R$ 30 a embalagem com 10 unidades) em todos os canais de vendas da Nespresso (Boutiques, no telefone 0800 7777 737, no site www.nespresso.com e aplicativo mobile gratuito disponível para IOS e Android).

Sustentabilidade: leve suas cápsulas para reciclagem

O café envelhecido, assim como todos os outros da marca, é armazenado em cápsulas de alumínio 100% recicláveis, que protegem os aromas e sabores dos blends, mas, por favor, nada de jogar no lixo comum!

Junte e leve as cápsulas usadas ao posto de coleta mais próximo. Quer saber onde? Clique aqui e coloque o seu endereço no campo de busca para localizar.

Você pode gostar desse artigo aqui:

Já provou a novidade? Gostou do café envelhecido? Conte aí nos comentários e compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #UmCafezinhoPeloMundo.

Fotos: Divulgação

Compartilhe com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *