Como fazer um bom café coado? Veja as dicas

Quem resiste ao cheiro do cafezinho? Não importa a hora, tomar café é sempre uma boa pedida e é fato que as pessoas estão cada vez mais exigentes e interessadas em saber mais sobre a bebida de qualidade. Em quase toda casa do mundo, o pretinho básico passado na hora, aquele de coador, é querido e muito requisitado. E acredite: tem gente que não sabe como preparar. Sabendo disso, conversamos com a Tabatha Creazo, barista do Octavio Café, em São Paulo, e ela deu todas as melhores dicas sobre como fazer um bom café coado.

Veja como fazer um bom café coado

Segundo Tabatha, a água tem que ser mineral ou filtrada, preferencialmente, e a temperatura deve estar entre 96 a 98ºC, ou seja, não deixe que chegue ao ponto de fervura. “É importante também moer sempre o café na hora”. Ela explica que quando você mói o café, aumenta o contato da superfície com o oxigênio e, com o tempo, todos os sabores e aromas do café podem mudar.

De acordo com ela, a torra também deve estar sempre fresca. O prazo ideal para consumo é de, no mínimo, dois dias depois da torra e de, no máximo, 30 dias depois. O armazenamento correto também impacta no sabor, sabia? Tabatha recomenda que o café seja guardado em um recipiente hermético (o mesmo que usamos para guardar bolacha de água e sal) dentro da embalagem de origem e sem contato com luz.

Passo a passo do café de coador

Chegou a hora de saber como fazer um bom café coado em casa. Confira:

1 . Moa o café na hora;

2 . Use sempre água mineral ou filtrada;

3 . Coloque o filtro de papel no porta filtro;

4 . Molhe o filtro com água quente para lavar e tirar o gosto da celulose;

5. Coloque o café moído no filtro (10 gramas de café para 100 ml de água);

6 . Pré-infusão: coloque parte da água (só o suficiente para hidratar o café, liberar os gases e conseguir uma extração homogênea);

7 . Depois, coloque o restante da água devagar em círculos, molhando o café inteiro.

Prontinho, agora é só arrumar a mesa e curtir o seu momento.

Gostou das dicas sobre como fazer um bom café coado? Deixe um comentário e compartilhe usando a hashtag #UmCafezinhoPeloMundo.

Foto: Pixabay

Compartilhe com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *