Como surgiu o cappuccino? Saiba mais

Você sabe como surgiu o cappuccino? A fama dele é mundial e, embora tenha suas versões adaptadas para cada gosto e cada cultura, o cappuccino tradicional leva apenas três partes iguais de café, leite e espuma de leite. Mas, de onde veio essa ideia? Quem o inventou? Qual a história do cappuccino?

Descubra como surgiu o cappuccino

A palavra cappuccino, em italiano, significa pequeno capuz. Cappuccio significa capuz e “ino”é o diminutivo.

Há quem diga que a receita foi inventada por um monge italiano, Marco D’Aviano, que lutou bravamente para evitar a invasão Islâmica na Europa. Lá em 1683, ele estava no exército italiano (cristão), que obrigou os turcos a recuar. Com isso, várias sacas de café caíram e veio a oportunidade de criar a bebida. O nome cappuccino faz, portanto, uma referência às vestes dos monges franciscanos.

Leia também:

Como fazer um capuccino

Na receita do cappuccino italiano tradicional (um terço de café + um terço de leite + um terço de espuma de leite) características como qualidade do café, temperatura do leite e a textura da espuma são muito importantes para obter um bom resultado. A vaporização do leite é um dos desafios dos baristas em formação. Quanto mais cremoso e aveludado, melhor.

Aqui no Brasil, muitos lugares servem a bebida com canela ou cacau em pó. A alteração das receita de 3 proporções iguais de café, leite e espuma de leite pode resultar em outras bebidas como o café macchiato (café “manchado”com espuma de leite) e o café latte (uma dose de café e duas medidas de leite, mais a espuminha).

Uma das alternativas à receita tradicional é o cappuccino cremoso pré-pronto, que você pode fazer em casa para deixar sempre à mão. Clique aqui e confira a receita da minha avó.

Agora você já sabe como surgiu o cappuccino. O que achou da curiosidade? Você imaginava? Conte a sua opinião nos comentários e compartilhe com aquele seu amigo que ama a bebida. 

Foto: Depositphotos

Compartilhe com seus amigos:

5 comentários em “Como surgiu o cappuccino? Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *