Onde fazer descarte de cápsulas corretamente?

O mercado de café em cápsulas só cresce no Brasil e no mundo. E, junto com ele, aumentam as proporções de uma problemática que clama por soluções: a quantidade de lixo que é gerada. Elas são lindas e oferecem toda a praticidade que a correria no dia a dia pede, mas e aí, o que fazer depois de usar? Onde fazer o descarte de cápsulas? Para te ajudar, fizemos uma lista com as possibilidades das principais marcas.

Descarte de cápsulas: confira onde deixar as suas depois de usar

1 . Nespresso

A Nespresso começou a pensar nisso em 1991 na Suíça, onde os pontos de coleta somam 2.600. Segundo informações disponíveis no site oficial da empresa, tanto lá como em países como Alemanha, Suécia e Finlândia contam com um processo de logística e recuperação de cápsulas um pouco mais à frente. Aqui no Brasil, a coleta nas lojas da marca vem funcionando bem, à medida que as pessoas vão se conscientizando da importância dessa ação. Quanto ao processo de reciclagem por aqui, funciona assim: o alumínio, que é de primeiro uso, é encaminhado para a indústria química Suzaquim e pode virar bikes, pias, circuitos, etc. Já a borra vai para indústria de fertilizantes orgânicos Visafértil e acaba retornando à cadeia no plantio.

Veja como funciona:

São 28 pontos de coleta em todo o Brasil por enquanto. Dá para consultar o endereço para o descarte de cápsulas no site Nespresso. 

2 . Dolce Gusto

A Nescafé Dolce Gusto também trabalha com um programa de descarte de cápsulas da sua marca em parceria com o Grupo Pão de Açúcar, que é referência em práticas de sustentabilidade. Os pontos de coleta da Dolce Gusto podem ser encontrados, por enquanto, em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Em São Paulo são 3 endereços: Av. Brig. Luis Antonio, 3126 – Jd. Paulista; Rua Serafim Orlange , 299 – Ipiranga; e Rua Dr. Altino Arantes, 268 – Vila Clementino. No Rio: Rua José Linhares, 245 – Leblon; e Av. das Américas, 13.701 – Recreio dos Bandeirantes. Em Curitiba: Rua Coronel Dulcidio, 915 – Batel. No site da marca, você também encontra ideias para reaproveitar as cápsulas em casa.

3 . Tres

A Tres, do Grupo 3corações, começou um projeto piloto agora no mês de abril para coletar as cápsulas usadas da marca. Inicialmente, as unidades estão disponíveis em São Paulo e Fortaleza, mas deve haver expansão à medida que for evoluindo. Eles fizeram uma parceria com a Recycling Development e os produtos descartados serão transformados em objetos, como coletores, cantoneiras, telhas e até bases/estrados para uso em unidades fabris do grupo.

Em São Paulo, os pontos de entrega estão disponíveis nas unidades das lojas Fnac de Pinheiros – Praça dos Omaguás, 34 – e Paulista – Av. Paulista, 901. Tem também um ponto no bairro do Ipiranga: Av. Nazaré, 1139. Em Fortaleza, os consumidores podem descartar suas cápsulas nas lojas dos super mercadinhos São Luíz  – Av. Oliveira Paiva, 170, Cidade dos Funcionários ou Desembargador Lauro Nogueira, 1500, Papicu. Além disso, tem o ponto de entrega da Enel (Distribuidora de energia – CE) – Av. Washington Soares, 3000, Engenheiro Luciano Cavalcante. 

Café proibido

A questão é polêmica não só aqui no Brasil. Na segunda maior cidade da Alemanha, Hamburgo, os órgãos públicos estão proibidos de comprar o cafezinho individual. E a preocupação é ambiental, já que existe a dificuldade da reciclagem do material. A dificuldade existe porque a cápsula é fechada e tem a borra de café dentro, ou seja, o que dificulta é a mistura do material orgânico com o inorgânico. Um grande desafio para as marcas, não?

Você pode gostar de ler:

E aí, gostou de saber onde fazer o descarte de cápsulas da maneira certa? Compartilhe nas redes sociais e avise os amigos usando a hashtag #UmCafezinhoPeloMundo. 

Foto: Nespresso/Divulgação

3 comentários em “Onde fazer descarte de cápsulas corretamente?

    1. Oi, Lúcia, tudo bem?
      Eu olhei agora e o projeto de descarte de cápsula da Três continua recebendo material apenas em pontos em São Paulo e Fortaleza, como diz aí no texto. Não mudou desde a data de publicação do artigo. Vamos torcer para que eles expandam. Obrigada pela mensagem e bons cafés para você.

      1. Oi tudo bem vcs pode me ajudar eu estou precisando da quela telinha que vai dentro do cafe para fazer um sisyema de tratamento de agua vc pode ajudar meu zap 11984886833
        Sou de sao paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *