Qual a diferença entre cold brew e iced coffee?

Duas bebidas geladas e cafeinadas. Muita gente acha que é a mesma coisa, mas não é e essa dúvida vai acabar em dois minutos. A diferença entre cold brew e iced coffee você vai entender hoje assim que terminar essa rápida leitura.

No calor, as opções de café gelado ajudam a refrescar ainda que muita gente não abra mão do cafezinho quente mesmo, aquele pelaaaaaando, sabe?

E tudo bem! O que importa mesmo é aproveitar o café do jeito que você mais gosta. Agora vamos direto ao que interessa.

Leia também

A diferença entre cold brew e iced coffee

Cold brew

Enquanto o calor é o responsável por extrair o melhor do café em outros métodos, aqui no cold brew o segredo é o tempo e a água é fria!

Ele pode ser feito por infusão, com uma prensa francesa, por exemplo, ou por gotejamento. Nesse segundo caso, é preciso um equipamento específico.

O pó mais grosso é deixado na água fria por pelo menos doze horas. O sabor vai mudando de acordo com o tempo: quanto mais longo, mais forte. Em geral, o sabor é menos ácido do que o café coado em outros métodos.

A barista Cinthia Bracco, que assina a coluna Litros de Café aqui no blog, já escreveu sobre a história do cold brew e deu algumas boas opções para comprar em São Paulo. Vale a pena ler!

Uma variante interessante e que indico muito é o cold brew nitro, que parece um chopp preto, mas é café.

Em São Paulo, provei e aprovei o do Suplicy Cafés Especiais e também já provei a mesma opção na Starbucks em Paris, na França, em 2018.

Iced Coffee

Iced coffee é mais simples e fácil quando comparado com o cold brew. É o café feito com água quente e resfriado em seguida, simples assim.

Se você quer evitar que fique muito aguado, basta preparar um café mais forte e colocar bastante gelo depois. Vai testando e experimentando e, dessa forma, você acha sua receita preferida.

Eu sou fã da variação com leite gelado, que é o iced latte, uma excelente alternativa e é super fácil de fazer em casa. Quem me acompanha no Instagram sabe o quanto amo!

Prontinho, agora você já sabe a diferença entre cold brew e iced coffee, dois deliciosos tipos de café que vão deixar o seu dia de calor mais agradável. Não que você não possa tomar no frio, tá? Então, se curtiu esse conteúdo, compartilha com aquele amigo coffee lover.

Foto de destaque: Matt Hoffman/ Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *