Pó de café usado: 5 dicas para reaproveitar

O cafezinho tá na mesa! Mas, depois que a bebida fica pronta, o que é que você faz com o pó de café que fica? Muita gente joga a borra no lixo sem saber que ela pode ter utilidades interessantes e até mais sustentáveis. O pó de café usado pode e deve ser reaproveitado no dia a dia e existem alternativas nada complicadas de implementar na sua rotina. De quebra, você consegue reduzir a produção de lixo em casa e ajuda o meio ambiente. Quer ver só?

Você vai gostar de ler:

O que fazer com o pó de café usado?

Veja as dicas para reaproveitar a borra depois de preparar o cafezinho em casa. Para todas as recomendações, é importante que o café tenha sido preparado sem açúcar, ok?

1 . Fertilizante natural

O pó de café usado é um adubo natural excelente. Experimente colocar um pouquinho nas suas plantas, misturado com um punhado de folhas secas trituradas. Além de ajudar no crescimento saudável das plantas, a borra também as protege contra formigas e lesmas que se aproximarem para danificá-las.

2 . Espanta o mau cheiro

Outra dica boa é usar o pó de café usado para remover o mau cheiro de ambientes em casa, do chulé e até aquele cheiro de alho e cebola das mãos depois de cozinhar. No caso dos ambientes, deixe o pó secar e coloque em um recipiente pequeno no cantinho do ambiente de sua preferência. Para acabar com o chulé, coloque o pó de café usado seco em um saquinho com furinhos bem pequenos dentro do sapato de um dia para o outro. Para tirar o cheiro de alho e cebola das mãos, basta passar o pó de café esfregando suavemente e depois lavar com água e sabão. Um pouquinho do pó de café dentro da geladeira também pode ser a solução para quando aquele mau cheiro não sai de jeito nenhum.

3 . Ajuda nas tarefas domésticas

A borra de café pode ser uma super colaboradora para aquelas tarefas chatas do dia a dia em casa. Quer clarear a pia ou o piso, por exemplo? Misture um pouco do pó de café com o sabão da sua preferência e use uma bucha para aplicar. Na hora de lavar a louça, essa mesma mistura ajuda a tirar os alimentos presos de pratos, panelas e assadeiras.

4 . Esfoliante natural

Cuidar da beleza pode ficar mais em conta com a ajuda do cafezinho. Você pode preparar um esfoliante natural para o seu corpo. Basta misturar o pó de café usado com o sabonete líquido de sua preferência e aplicar na hora do banho. Misturar com óleo de banho também funciona.

5 . Renova suas roupas

A borra de café pode ser usada também para deixar suas roupas de cara nova. Basta escolher aquela peça mais velhinha do guarda-roupa e misturar um pouco da borra em um recipiente grande com água. Ao colocar a peça, verifique se a água a cobre por completo. Deixe descansar por mais ou menos 8 horas. O efeito em cada peça é único. A tonalidade pode mudar de acordo com a quantidade de café que você colocar na água, com a composição do tecido e também de acordo com o tempo de repouso da experiência. Tem até uma marca de Santa Catarina que já usou o café para tingir jeans e malhas em sua coleção. Não é legal?

Tem mais alguma dica ou sugestão sobre a reutilização do pó de café usado? Conte nos comentários e, se você gostou, compartilhe nas redes sociais usando a hashtag #UmCafezinhoPeloMundo. 

Foto: Pixabay

Compartilhe com seus amigos:

3 comentários em “Pó de café usado: 5 dicas para reaproveitar

  1. Thank you for sharing superb informations. Your site is very cool. I’m impressed by the details that you have on this blog. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this website page, will come back for more articles. You, my friend, ROCK! I found just the info I already searched everywhere and simply couldn’t come across. What a perfect website.
    angelaOl

  2. I just want to tell you that I am just all new to blogging and site-building and really loved you’re web site. Likely I’m going to bookmark your blog post . You surely come with really good writings. Thank you for sharing with us your website.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *