Tomar café pode te ajudar a ser mais otimista

Qual é a sua visão sobre a situação da sua vida e das coisas à sua volta hoje? Você vê sua xícara sempre meio cheia ou meio vazia? Olha, se a resposta for meio vazia, a dica é se levantar já e ir fazer e tomar café! É científico e pode funcionar.

Tomar café para ver o lado bom da vida funciona?

A resposta é SIM. Tomar café pode te ajudar a ver o mundo de um jeito mais otimista. E a culpa é da cafeína.

Essa é a conclusão de uma pesquisa feita por Lars Kuchinke, da Universidade Ruhr, na Alemanha. De acordo com a pesquisa, a cafeína aumenta a transmissão de dopamina, o neurotransmissor responsável pela produção de sensações de prazer e alegria.

A dopamina, por sua vez, estimula o lado esquerdo do cérebro, que controla a linguagem do ser humano. Por isso, você fica mais ágil na hora de distinguir palavras e dá preferência às boas. Tudo porque, cientificamente, temos a tendência de reconhecer primeiro as expressões com significados positivos.

Leia também:

Participaram dessa pesquisa 66 voluntários, que passaram por um teste. Antes da prova, 33 tomaram uma pílula com 200 miligramas de cafeína e a outra metade tomou uma pílula com efeito placebo, ou seja, sem efeito nenhum.

Em seguida, todos foram submetidos à prova: passando uma porção de letras em uma tela de computador, os participantes precisavam dizer, rapidamente, se aquilo formava ou não uma palavra.

O resultado já dá para imaginar: a turma cafeinada reconheceu muito mais as palavras positivas. Sabe aquele colega de trabalho que vive reclamando de tudo do seu lado? Que tal dar uma xícara de café para ele?

Aliás, se é tão bom assim, vamos todos tomar café, não é mesmo? O que acha da ideia? Comente aí e conte para os seus amigos usando a hashtag #UmCafezinhoPeloMundo.   

Foto: Pixabay

Com informações da Superinteressante.

Compartilhe com seus amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *