Eis uma pergunta comum por aí: tomar café todo dia faz mal? Será? O cafezinho faz parte da história e da cultura do Brasil, difícil encontrar uma mesa sem ele em algum momento do dia. Não à toa, a bebida é a segunda mais consumida do mundo, só perde para a água. MAS, vamos ao que interessa: faz mal ou não?
Especialista responde: tomar café todo dia faz mal?
O composto que pode fazer mal é a cafeína, dependendo do organismo e da quantidade de café ingerida por dia. Quando consumida em equilíbrio, a cafeína pode trazer vários benefícios para a saúde.“O consumo seguro de cafeína para adultos que não possuem sensibilidade à substância é de 400 mg por dia, o que equivale a mais ou menos três xícaras de 150 ml café”, indica a Dra. Renata Domingues, médica especializada em Nutrologia, responsável pela Clínica Adah e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica (Abranutro).
Você vai gostar de ler:
- Tomar água com gás antes ou depois do café?
- As ondas do café: conheça cada uma delas
- 6 clubes de assinatura de café especial
Quando a quantidade ingerida por dia não é excessiva, o café pode trazer uma série de vantagens saudáveis. Confira quais são elas:
Benefícios do café para a saúde
1 . Ajuda na prevenção do câncer
“Alguns estudos sugerem que o consumo diário de café ajuda a prevenir vários tipos de tumor, incluindo o câncer de mamas, de intestino, próstata, ovários e fígado”, diz Renata.
2 . Melhora a visão
“O café pode ajudar a prevenir a deterioração da visão e a afastar uma possível cegueira causada devido a fatores como envelhecimento e diabetes. Porém, estes dados ainda estão sendo estudados”, pondera.
3 . Contribui para a perda de peso
“A cafeína tem uma ação termogênica, aumentando o gasto calórico e contribuindo para a queima de gordura, além de auxiliar no aumento da massa muscular e na melhora do desempenho físico durante exercícios de alta intensidade”.
4 . Ajuda a combater inflamações
“Apesar de ainda estarem sendo realizadas pesquisas sobre o assunto, pode-se dizer que a cafeína auxilia na regulação e redução de inflamações”.
5 . Faz bem para o coração
“Uma pesquisa brasileira associou o consumo moderado da bebida a um menor risco de problemas cardiovasculares. Isso porque o grão é rico em polifenóis, que são compostos antioxidantes com ação protetora e que ajuda a prevenir várias doenças crônicas”.
6 . Reduz o risco de AVC
“O efeito antioxidante também ajuda a diminuir o acúmulo de gorduras saturadas e a reduzir a resistência à insulina, o que pode minimizar o risco de AVC”.
Leia também:
- 10 benefícios do café para a saúde
- Tomar café no trabalho ajuda a manter a produtividade
- 7 cafeterias com opções veganas em São Paulo
Algumas dicas de cuidados e possíveis substituições
Renata não recomenda tomar café junto com medicamentos antidepressivos ou para acompanhar cigarro porque pode causar fortes dores de cabeça e elevar a pressão arterial. Pessoas com casos de refluxo e gastrite também devem evitar a bebida. “Opte pelo café orgânico e evite adicionar leite, creme de leite, chantili ou muito açúcar”, reforça. Segundo ela, é possível fazer trocas saudáveis usando gotas de leite desnatado e estévia ou açúcar mascavo para adoçar.
Tomar café todo dia faz mal? Agora você já sabe a resposta. E lembre-se: qualquer dúvida sobre saúde, consulte um profissional da sua confiança e tenha cuidado com o que lê e com o que acredita pela internet. Esse conteúdo não substitui a consulta médica. Se gostou, comente e compartilhe.
Foto: Crystal Shaw on Unsplash